top of page

Eu tenho medo do meu filho morrer

Atualizado: 2 de set. de 2019

Achei importante tratar desse tema aqui no blog com vocês, porque presenciei essa situação com uma paciente recentemente. A relevância dele é tremenda, uma vez que essa sensação é experimentada por todos nós, quando nos tornamos pais.


ree

Esse mês atendi uma criança que adoeceu duas vezes em um intervalo de quinze dias. Tratavam-se de enfermidades simples, contudo, isso serviu para desencadear uma síndrome do pânico na mãe dela.


E desde então, toda vez que essa criança adoece a mãe tem medo dela morrer.


Esse sentimento é normal. Apesar de alarmante e desesperador, o medo da perda costuma aumentar quando nos tornamos pais. Eu lembro, quando minhas filhas eram pequenas, minha esposa e eu tínhamos o mesmo receio.


Contudo, não podemos permitir que essa sensação nos domine. A ansiedade, o pós-parto, o cansaço e o stress nos primeiros meses de vida da criança costumam agravar esse medo em alguns pais. É preciso ter calma e delicadeza para lidar com isso.


Infelizmente, nós não somos preparados para lidar com as perdas e nem com o luto, por isso que apresentamos tanta dificuldade para lidar com essa possibilidade.


O importante é avaliar a extensão desse medo, se aumenta ou se reduz a cada dia, se diz respeito a enfermidades ou algo mais. Buscar apoio psicológico é fundamental, para evitar que ele aumente a ponto de impedi-los de desfrutar as alegrias proporcionadas pela maternidade e paternidade.


Compreendam que nossas crianças em tenra idade são expostas a aglomerações, creches, escolas e isso as torna suscetíveis as enfermidades. Mas, não significa que elas irão morrer, pelo contrário atualmente contamos com diversos recursos e medicamentos que possibilitam maiores chances de cura que no meu tempo de infância.


Vacinas, antibióticos, vermífugos, analgésicos, estão à disposição de todos. Com o tempo e o crescimento da criança, seu organismo se fortalecerá e o coração dos pais também. E o receio da perda reduzirá.


Não superproteja seu filho porque você tem medo de perdê-lo, isso contribuirá para que ele se torne um adulto inseguro e incapaz de lidar com as adversidades na fase adulta.


39 comentários


Rachel Rebelo
Rachel Rebelo
08 de jul. de 2024

Olá. Meu menino se chama Henry, amanhã ele completa 8 anos. Ele não pode ter qq doença, por mais simples que seja, eu tenho medo. Muito medo. Eu entro em crise. Crise de ansiedade e pânico. Nesse exato momento estou acordada e observando ele. Está com dor no ouvido. Eu já chorei e orei. Mas não imaginava que muitas pessoas também sentem algo assim. 92983790805 para quem quiser conversar, eu vou adorar.

Curtir
Nágyla Anjos
Nágyla Anjos
21 de jan.
Respondendo a

Eu sinto medo o tempo inteiro de perder meus filhos,e não estou conseguindo lidar com isso.

Se eu pudesse eles não sairiam de perto de mim.

Curtir

Renata Souza
Renata Souza
07 de mai. de 2024

Sou mãe de um menino de 7 anos, qualquer reclamação de dor , eu já acho que é algo grave .

Sinto que vou enlouquecer.

Tenho medo dele ficar doente o tempo todo.

Curtir
Rachel Rebelo
Rachel Rebelo
08 de jul. de 2024
Respondendo a

oi, Renata. podemos conversar? 92984790805 me chama no WhatsApp. te aguardo.

Curtir

saul filipe
saul filipe
02 de out. de 2023

Me chamo Saul Pedrosa. Ha 24 horas vi meu filho de três anos cair de costas de uma bancada de aproximadamente 1,10 metros… tudo muito rápido como sempre e não me sinto culpado porque nas brincadeiras dele é sempre um corre corre, por mais que fiquemos atentos. Eu vi tudo… peguei ele nos braços, não sincopou mas passou uns três minutos meio fora de órbita, olhar perdido ( obnubilado ). Mantive a calma dentro do possível na hora, claro levamos ao hospital e graças a Deus tomo de crânio e radiografias completamente normais. Lembro que segurei o choro até o hospital, pois minha esposa estava em desespero ( somos pais médicos e sabemos o potencial de gravide do evento )…

Curtir

Adriana Cordeiro
Adriana Cordeiro
24 de ago. de 2023

Eu sou assim toda vez que minha bebê adoece eu também adoeço emocionalmente,Isso é horrível ,eu fico muito abalada uma simples febre já o estopim para desencadear essas crises em mim.

Curtir
aline.fiori1
18 de out. de 2023
Respondendo a

Me identifiquei com seu relato, sou exatamente assim, entro em Pânico com qualquer febre, quando a criança melhora, já fico com medo...pensando quando vai ser a próxima vez que adoecerá, e eu adoeço junto😪

Curtir

Aneves1109
05 de jul. de 2023

Meu filho tem 40 anos é casado, mas eu vivo apavorada com medo que aconteça algo ruim com ele.

Curtir
Mónica_95
Mónica_95
06 de jul. de 2023
Respondendo a

Eu entendo o seu sufoco querida, e sei como dói ter de lidar com esses sentimentos/pensamentos mas viva a sua vida o melhor que conseguir, e pense que infelizmente ou felizmente não temos poder sobre os acontecimentos futuros, o que tiver de ser, será! Vamos aceitar o presente que Deus nos deu, a VIDA! Pensamento positivo, seu filho muito provavelmente é um homem saudável e feliz e então?! Curta a sua vida querida, todos nós iremos partir um dia, só não sabemos quando nem como será! Então, vamos aproveitar! E um pensamento que me ajudou também foi pensar que eu e o meu filho somos mais que dois corpos presentes neste mundo, a nossa ligação é de almas e mesm…

Curtir

Setor de Diversões Norte - SDN  

Conjunto Nacional Brasilia - Sala 5074

Tel: (61)3326-9313

(61) 3326-2595

  • White Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

© Todos Diretos Reservados Brutos99 Comunicação e Marketing Digital

bottom of page