top of page

CRIANÇAS DEVEM TOMAR ESTIMULANTES DE APETITE?

Essa dúvida é muito frequente no meu consultório. Os pais se preocupam, porque seus filhos comem pouco ou apresentam dificuldade em aceitar determinados alimentos, logo acreditam que o estimulante de apetite seria um facilitador para esse processo.

Ao longo do texto elucidarei diversos pontos sobre a prescrição desse medicamento para crianças.


ree

A grande preocupação essa semana no meu consultório foi a falta de apetite e dificuldade de alimentação que algumas crianças apresentam. Muitas mães me questionaram sobre a possibilidade de prescrever estimulantes de apetite para seus filhos.


Acredito que a maioria das mães gostaria que seus bebês fossem gordinhos e bonitinhos, daqueles bebês fofinhos que todo mundo quer segurar. Contudo, essa ideia de padrão de beleza infantil, pode ser prejudicial para a saúde deles.


Crianças que se alimentam além do necessário nessa fase inicial do crescimento, tendem a desenvolver uma obesidade que poderá se estender ao longo de suas vidas.


Eu desaconselho a prescrição de estimulantes de apetite. Eles representam um grande risco à saúde das crianças. Muitos pais lançam mão desse medicamento, por ser uma forma rápida e prática de garantir que seus filhos se alimentem e ganhem peso.


Todavia, essa prática não é saudável para o organismo deles. O estimulante aparenta ser benéfico, porém é prejudicial, ineficiente e perigoso, uma vez que age no cérebro da criança, na parte responsável pela fome.


Corremos o risco de provocar efeitos colaterais irreversíveis na criança, podendo até resultar em compulsão alimentar.


A maioria dos estimulantes é derivado da Ciproeptadina, que é um antialérgico causador de diversos efeitos colaterais, tais como: sonolência, depressão, irritação, agressividade, diarreia, enjoo, mal-estar e queda de pressão.


A criança que faz uso desses medicamentos apresenta temperatura corporal baixa, pele fina e pressão baixa. Ela se alimenta exageradamente, mas seu rendimento escolar cai, em razão da sonolência e da fadiga.


O Cobabital e o Periatin C são os estimulantes mais recomendados pelos farmacêuticos atualmente, todavia repudio os dois medicamentos e desaconselho, severamente, o uso deles.


O hábito da alimentação deve ser cultivado de forma saudável desde o aleitamento materno, como já afirmei em publicações anteriores. A alimentação infantil deve ser feita com paciência e introdução dos alimentos certos na hora certa.


O que importa é o valor nutricional do alimento e não a sua quantidade. Comer em excesso não é sinônimo de saúde. Sem contar que, a criança obesa desenvolve os mesmos males que o adulto obeso, quais sejam: cardiopatias, hipertensão, diabetes, doenças lombares e cervicais.


O sobrepeso na infância é presságio de obesidade na fase adulta.

7 comentários


Fathima rangell
Fathima rangell
29 de out. de 2024

Meu bisnetinho tem dois anos e quatro meses,não come quase nada,fazemos de tudo pra ele comer,e não come,está perdendo peso,o que faremos.

Curtir

Fathima rangell
Fathima rangell
29 de out. de 2024

Por favor,me ajuda

Curtir

nisleicesarlara
05 de fev. de 2024

Muito esclarecedor seu texto. Parabéns.

Curtir

Roberio Nascimento
Roberio Nascimento
16 de dez. de 2023

Excelente abordagem e de muita relevância, só pecou em falar que os farmacêuticos indica os medicamentos abordados, acredito que em todas as áreas existem bons e maus profissionais, no entanto o farmacêutico não estuda só o medicamento, além deste o farmacêutico estuda anatomia, fisiologia, patologia, e sabe muito bem os riscos e benefícios inerentes ao uso de medicamentos.

Essa semana coinscidentemente, tive uma experiência em que uma mãe me pediu uma indicação de um estimulador do apetite para sua filha, a orientei sobre os riscos, principalmente pelos já citados pelo doutor. O profissional farmacêutico é um profissional preparado para servir a população sendo ele o profissional mais próximo da mesma, pois esta acessível sem que seja preciso pagar consulta; quando…

Editado
Curtir

Daniele Sanches
Daniele Sanches
20 de abr. de 2023

Boa noite Dotor tenho uma dúvida quero muito a sua ajuda minha filha tem 6 anos ela tem. Cardiopatia congênita e não se alimenta direito pra ela se alimenta e tenho que dar a vitamina aptivitin BC quero saber se criança com cardiopatia congênita pode tomar ?

Curtir

Setor de Diversões Norte - SDN  

Conjunto Nacional Brasilia - Sala 5074

Tel: (61)3326-9313

(61) 3326-2595

  • White Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

© Todos Diretos Reservados Brutos99 Comunicação e Marketing Digital

bottom of page